NOITES TEMÁTICAS

As noites de Fogo, Aéreos e Gala são parte essencial na programação do 6º Encontro Goiano de Malabares e Circo. São compostas por apresentações de artistas e números específicos da temática proposta pela noite. Sua existência é baseada na necessidade de mostrar à plateia, peripécias que fundamentam a diversidade circense e a partir disso estimular a formação de apreciadores das modalidades trabalhadas.
Os números tem duração menor, girando em torno de 5 minutos. No entanto é importante ressaltar que cada noite temática é vista, a partir da junção de todas as apresentações, como um espetáculo só, uníssono e completo.
 Em 2012, juntamos aéreos e acrobacias numa noite só e fogo e gala também, numa outra noite, entendendo que nesse formato, a diversidade seria explorada e que em suas especificidades, cada noite teria um peso e brilho maior.

Mas a grande novidade mesmo desse Encontro é que a noite de domingo passa a receber o nome do homenageado do ano, no caso MANECO MARACÁ. Pois todo ano, o evento escolhe um artista para prestar seus agradecimentos, no sentido de reconhecer sua trajetória de vida como um grande patrimônio para circenses e artistas em geral. (ver também na página da palhaceata, neste blog).

Sendo assim, o público é convidado a uma viagem rápida e deliciosa pelo fogo e o ar. E também a se redescobrir como ser alegre e vivo na gala que representa a superação, a pesquisa e persistência do trabalho daqueles artistas que ali se exibem. E sobretudo, a conhecer um pouco mais sobre a vida daquelas pessoas que se dedicam dia e noite para fazer nascer e/ou manter a magia do universo circense, acesa no coração de todos nós.


NOITE DE AÉREOS E ACROBACIAS (Dia 24/08/12 - Praça Boaventura)

Que vem de ar, no alto, que remete a voo. É nessa noite que vimos a leveza e a força dos acrobatas e suas evoluções. O grau de dificuldade já lhe é inerente. Os artistas utilizam equipamentos como lira, trapézio, tecido acrobático e ficam literalmente pendurados numa altura mínima de 2 m do chão. É sem dúvida uma modalidade que requer coragem e muito treinamento.

As acrobacias de solo, também presentes nessa noite, nos traz a sensação de que mesmo voando alto, é importante que tenhamos em mente, o princípio de aterrizar/aterrar. Pés firmes ao chão e a destreza em lidar com os limites do próprio corpo. Contorcionismos, flexibilidade e superação. Características que estão presentes nessa noite e que com certeza, se olharmos com bastante carinho e preciosidade, podemos levar para o resto de nossas vidas.
NÚMEROS
1  “A Queima Roupa” - Duo Acrobático - Mateus e Yasmim - Escola de Circo Loninha (GO)
2 - Trupe Pés Nus (GO)
3 - Clube da Folia  - Duo Acrobático de Nina Theodoro e Marcelo Marques (GO)
4 - Cia Art Circus - Acrobacias em Dupla Palhaço Zé Furão e Sua Boneca (GO)
5 - Quadriláteros - Duo Trapézio - Alexandre Borges e Clara Alves (GO)
6 - Pinne Magique - Aéreos e acrobacias (GO)
7 - Clube da Folia - Patins acrobático de Lua Barreto e Marcelo Marques


NOITE DE FOGO E DE GALA (Dia 25/08/12 - Praça Boaventura)

Como o próprio nome já sugere, uma das temáticas desta noite é o FOGO. Malabaristas de várias modalidades utilizam-se deste elemento para acrescentar aos seus números, uma grau maior de dificuldade. É imprescindível que aconteça noturnamente pelos efeitos que são evidenciados com a ausência de claridade.
Já no momento GALA, a diversidade é algo impressionante. É quando os artistas revelam seus melhores truques e números e a partir daí, se constrói na noite um espetáculo riquíssimo, repleto de técnica, ludicidade, estética e emoção. Vale a pena se deixar levar pelo brilho da gala.
NÚMEROS
1 - Pirofagia – Thithola (Campinas/SP)
2 - Palhaço - Senhor Trapizomba (GO)
3 - Monociclo – Sebastian/Sipliptripe (Argentina/Chile)
4 - Clowntato – Dayse e Low (DF)
5 - Palhaço - Palhaço Sucata (Anápolis/GO)
6 - Besame Mucho – Alfredo German e Vytor B. Rios (GO)
7 - Atucanado – Gabriel Martins (POA)
8 - Segura Mamãe - Rafael Trevo (SP)
9 - Monociclo – Tomás Simão (BH)
10 - Banquete 1 – Cia ObsCena (BA)

NOITE MANECO MARACÁ (Dia 26/08/12 - Praça Boaventura)