PALHACEATA

 PALHACEATA VEM AÍ MEU POVO!!!


SALVE SALVE GALERINHA MAIS ALEGRE DE GOIÂNIA


Como diria um malabarista bastante conhecido por esses lados de cá, "Minha Lona é do tamanho do Céu..." e nada melhor que o Céu do estado de Goiás para registrar, nossa Palhaceata, que vai rolar no dia 23 de agosto de 2012 (quinta-feira), com concentração às 16 horas na Praça Cívica, e saindo rumo à Praça Universitária, finalizando com uma grande Gala de Rua (Palco Aberto), no espaço em frente ao Bar da Tia do Tio e do Primo.

Artistas cênicos, Grupos Teatrais, Trupes Circenses de vários lugares do Brasil e da América Latina, além dos nossos amigos dos semáforos, das praças, parques, escolas de circo, de famílias tradicionais de circo e circo social de Goiânia, estarão reunidos em nome da alegria e do amor pela arte, com o intuito de apresentar o Encontro para a cidade e revelar toda a magia do circo e da arte de rua.

A palhaceata é sobretudo um grande cortejo de artistas. Mas no Encontro Goiano de Malabares e Circo, tem uma outra característica: é nela que prestamos nossa homenagem à pessoas que dedicaram suas vidas em nome do circo e que para nossa história, são enormemente importantes e exemplos de que a arte é quem nos escolhe. Assim, o grande nome dessa palhaceata é o nosso querido amigo Valdemir de Souza - o ilustre Maneco Maracá.



Maneco é um dos fundadores do Grupo Lahetô no ano de 1980 na região do Baixo Araguaia - MT, que atuava montando peças teatrais que contavam as experiências vividas pelo povo (índios e posseiros) da região. Em 1994, Maneco chega a Goiânia e em parceria com sua companheira Seluta Rodrigues, monta o Grupo de Teatro Lahetô para realizar pesquisas, estudos, espetáculos teatrais e circenses em Goiânia e em Goiás. (ver mais em http://www.circolaheto.org/portifolio/)

Com mais de trinta anos de história de circo, Maneco é hoje uma das principais pessoas que movimentam a cena local e nacional e figura importante nas articulações de políticas públicas para o circo, estabelecendo parcerias e realizando projetos com diversas instituições que tem suas atividades voltadas para os direitos da criança e do adolescente. Através da Escola de Circo Lahetô (desde 2000), atende crianças e adolescentes em situação de rua e vulnerabilidade social, contribuindo com a formação humana e profissional do público alvo da região onde atualmente estão situados - Parque da Criança - Jardim Goiás.

O clima é o de festa, a força é a do circo e o brilho é do sorriso do Palhaço. Com imensa honra, o 6º Encontro Goiano de Malabares e Circo e convida tod@s dessa grande Palhaceata, na certeza de contagiar a cidade de Goiânia com toda a energia deste tão querido amigo e artista. Vamo simbora Maneco Maracá!!!